quinta-feira, 18 de julho de 2013

EXERCÍCIOS SOBRE NEXOS

Complete as frases abaixo com os nexos coordenativos adequados:

01. Deve ser muito rico, __________ está sempre rodeado de mulheres.
02. Não estava chovendo, __________ ela chegou com o cabelo molhado. Tinha explicação?
03. Mulher precisa ser bonita, __________ homem não precisa.
04. Não era bonita __________ simpática, __________ fazia sucesso.
05. Acordou tarde, __________ chegou atrasado.
06. Queria falar, __________ ninguém deixou.
07. Não só compareci a reunião, __________ manifestei minhas opiniões.
08. Cale a boca, __________ estou falando.
09. É um corrupto; deve, __________, ser preso.

10. Não fale alto, __________ eles estão dormindo.

"O racismo não é apenas uma ideologia social e política. É também uma teoria que se pretende científica,"
O trecho acima contém dois períodos que, embora sejam sintaticamente independentes, estão unidos por 
uma certa relação de sentido.
Utilizando conectivos(nexos), reescreva este trecho em um só período composto por orações coordenadas, de modo que a relação de sentido seja mantida.

Leia atentamente as frases apresentadas abaixo.
1. Hungria, Holanda e Camarões não tinham grande tradição, e assombraram o mundo.
(M. Rodrigues. O Estado de S. Paulo, 14/05/94, 0-2)
2. Bandeira livre e bandeira oficial foram comuns, posto que em graus diversos, a todo o Brasil.
(Jaime Cortesão. Introdução à História das Bandeiras. Lisboa: Portugalia, 1976. p.228)
3. Como as pernas trôpegas exigiam repouso, descia raro à cidade.
(Graciliano Ramos. Infância. São Paulo: Marins, 1972. p.195)

a) Classifique nexos sublinhados.
b) Transcreva as frases, mantendo seu sentido original e substituindo os nexos por outros que lhes 
sejam correspondentes.


MODELO DE QUESTÃO

Exemplo de questão a ser trabalhada em aula

Reúna os quatro períodos simples a seguir, formando um só período composto. Para tanto, observe as seguintes orientações:
ü  organize as orações numa ordem lógica;
ü  empregue conectivos adequados, conforme as determinações entre parênteses;
ü  faça as adaptações (morfológicas e/ou sintáticas) necessárias;
ü  não omita nem acrescente qualquer informação.

As emissoras de TV investem, cada vez mais, em programas apelativos.
(considere essa oração como sendo a principal)
Os programas apelativos garantem elevados índices de audiência.
(essa oração deve estabelecer com a principal uma relação de finalidade)
Os programas apelativos são considerados eticamente condenáveis.
(essa oração deve ligar-se à principal, estabelecendo relação de concessão)
Os programas apelativos expõem, de modo mesquinho, as chagas e mazelas sociais.
(essa oração deve finalizar o período, estabelecendo relação de causa com a anterior)

RESPOSTA:

As emissoras de TV investem, cada vez mais, em programas apelativos, para garantir elevados índices de audiência, embora estes sejam considerados eticamente condenáveis, porque expõem, de modo mesquinho, as chagas e mazelas sociais.

NEXOS 2

NEXOS ORACIONAIS – NEXOS SUBORDINATIVOS
Os nexos subordinativos ligam orações que têm uma relação de dependência. São eles:

a)  CAUSAIS: subordinam uma oração a outra explicitando uma relação de causa com a oração a qual se subordina. São eles: que, porque, porquanto, como, já que, desde que, pois que, visto como, uma vez que etc.
Não fui ao jogo porque choveu muito. 

b) CONCESSIVOS: referem-se a um acontecimento contrário ao apresentado na oração principal. São eles: embora, mesmo que, ainda que, conquanto, posto que, se bem que, apesar de, mesmo quando etc.
Fui ao shopping, embora não me agradasse.
Todos votarão, 
apesar de não confiarem em nenhum candidato.

c) CONDICIONAIS: representam a condição sem a qual o fato da oração principal não se realiza. São eles: se, caso, contanto que, sem que, uma vez que, dado que, desde que, salvo se etc.
Irei ao show, se puder.
Se você não for aprovado, não viajará conosco.

d) CONFORMATIVOS: representam conformidade em relação ao fato enunciado na primeira oração. São eles: conforme, como, segundo, consoante.
Segundo o autor, esse é o conceito a ser defendido.
O acerto trabalhista foi feito 
conforme o combinado. 

e)  COMPARATIVOS: apresentam uma comparação ou confronto de ideias entre orações. São eles: que, do que (relacionado a mais, menos, menor, maior, melhor, pior), qual (relacionado a tal), como (relacionado a tal, tanto, tão, assim como, bem como), como se etc.
Suco de laranja é mais saboroso que suco de maçã.
Você foi como uma tempestade em minha vida.

f) CONSECUTIVOS: expressam uma ideia de consequência. São eles: que (relacionado com tal, tão, tanto, tamanho), de modo quede maneira que, de sorte que, de forma que.
Ele era tão alto, que podia alcançar as estrelas. 
g) FINAIS: exprimem a finalidade dos fatos apresentados na oração principal. São eles: para que, a fim de que, porque, que etc.
Ela omitiu para que não fosse encontrada.
Expliquei todo o conteúdo 
a fim de que fossem bem na atividade. 

h)    PROPORCIONAIS: indicam proporção entre os fatos das orações (principal e subordinada). São eles: à medida que, à proporção que, ao passo que etc.
Quanto mais conheço as pessoas, mais amo meu cachorro.
Meu carinho cresce 
à medida que convivemos. 

i) TEMPORAIS: exprimem tempo e circunstância em relação à oração principal. São eles: quando, apenas, mal, até que, assim que, antes que, depois que, logo que, tanto que etc.
Mal sentou, já levantou.
Enquanto a professora explicava, Joãozinho fazia piadas. 

j)  INTEGRANTES: a conjunção que é utilizada para afirmação certa e se é usada para afirmação incerta.
Percebi que alguém esteve aqui antes de nós.
Não vi 
se ele já saiu. 



NEXOS

NEXOS ORACIONAIS - NEXOS COORDENATIVOS – 3A CE

Os nexos coordenativos ligam duas orações independentes. Temos os seguintes nexos coordenativos:

ADITIVOS: relacionam pensamentos similares. Estabelecem uma adição com a ideia da oração anterior.
Conjunção básica: "e".
Sinônimos: nem, não só...mas também...
(outros: além disso, ademais).
Exemplo: Não viajei nem estudei para o exame.

ADVERSATIVOS: relacionam pensamentos contrastantes.
Conjunção básica: "mas".
Sinônimos: porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto, e sim, só que, e = mas.
Exemplo: Ela se indignou com o fato, porém manteve a calma.

ALTERNATIVOS: relacionam pensamentos que se excluem ou se alternam. Exprimem outra opção.
Conjunção básica: "ou, ou...ou".
Sinônimos: ora...ora, quer...quer, seja...seja.
Exemplo: Oriente seu irmão, ou ele terá prejuízos nos negócios.

CONCLUSIVOS: exprimem a consequência lógica para um fato.
Conjunção básica: "logo".
Sinônimos: portanto, destarte, pois (deslocado), por isso, por conseguinte, consequentemente, assim.
Exemplo: Ele pediu demissão, portanto estamos sem chefe.

EXPLICATIVOS: introduzem uma oração que explica ou justifica uma ordem ou opinião anterior.
Conjunção básica: "porque".
Sinônimos: já que, porquanto, pois, que (= porque).

Exemplo: Não fume, porque o cigarro é um veneno.