quarta-feira, 3 de abril de 2013

CONCORDÂNCIA VERBAL – VERBOS IMPESSOAIS


CONCORDÂNCIA VERBAL – VERBOS IMPESSOAIS
Verbos impessoais são aqueles que não admitem sujeito, ou seja, formam as orações sem sujeito (não possuem sujeito ou agente específico). Por isso, os verbos impessoais sempre ficam na terceira pessoa do singular (exceto o verbo ser).
Os verbos impessoais são:
1) Haver, no sentido de existir:
Exemplo: muitos alunos preocupados nessa sala.
Observação
Quando "haver” vem acompanhado de um verbo auxiliar em uma locução verbal, o verbo principal (haver) transmite a impessoalidade para o verbo auxiliar, ficando, este na 3ª pessoa do singular.
Exemplo: Deve haver muitos alunos preocupados nessa sala.
Observação:
Importante destacar que o verbo haver (no sentido de existir) é impessoal. O verbo existir, entretanto, é pessoal, portanto, possui sujeito. Dessa forma, temos:
Exemplo: Existem muitos alunos preocupados nessa sala. (verbo + sujeito, portanto, o verbo vai concordar em pessoa e número com o sujeito).
Nesse exemplo, como o sujeito refere-se à terceira pessoa do plural, o verbo também é conjugado na terceira pessoal do plural.
2) Verbos que indicam tempo, como: haver e fazer.
Exemplos:
muitos dias que não a vejo.
Faz muitos dias que não a vejo.
Deve haver muitos dias que não a vejo.
Deve fazer muitos dias que não a vejo.
3) Todos os verbos que indicam fenômenos meteorológicos (chover, ventar, nevar, relampejar, trovejar...) são impessoais e, portanto, permanecem na terceira pessoa do singular. A oração é sem sujeito (sujeito inexistente).
Choveu muito na noite passada.
Nevou pouco no último inverno.
Amanheceu calmamente.
4) O verbo ser – em datas, horas e distâncias - é impessoal, porém, concorda com o seu predicativo, podendo ser conjugado no plural ou no singular (é a exceção da regra).
Cabe não esquecer que nesses casos, a oração é sem sujeito (sujeito inexistente).
Exemplos:
são duas horas da manhã!
Hoje é primeiro de abril.
Hoje são vinte e seis de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário