NEXOS ORACIONAIS – NEXOS SUBORDINATIVOS
Os nexos subordinativos ligam orações que têm uma relação de
dependência. São eles:
a) CAUSAIS: subordinam uma oração a outra
explicitando uma relação de causa com a oração a qual se subordina. São eles: que,
porque, porquanto, como, já que, desde que, pois que, visto como, uma vez que etc.
Não fui ao jogo porque choveu muito.
b) CONCESSIVOS: referem-se a um acontecimento
contrário ao apresentado na oração principal. São eles: embora, mesmo
que, ainda que, conquanto, posto que, se bem que, apesar de, mesmo quando etc.
Fui ao shopping, embora não me agradasse.
Todos votarão, apesar de não confiarem em nenhum candidato.
Todos votarão, apesar de não confiarem em nenhum candidato.
c) CONDICIONAIS: representam a condição sem a
qual o fato da oração principal não se realiza. São eles: se, caso, contanto
que, sem que, uma vez que, dado que, desde que, salvo se etc.
Irei ao show, se puder.
Se você não for aprovado, não viajará conosco.
Se você não for aprovado, não viajará conosco.
d) CONFORMATIVOS: representam conformidade em
relação ao fato enunciado na primeira oração. São eles: conforme, como,
segundo, consoante.
Segundo o autor, esse é o conceito a ser defendido.
O acerto trabalhista foi feito conforme o combinado.
O acerto trabalhista foi feito conforme o combinado.
e) COMPARATIVOS: apresentam uma comparação ou
confronto de ideias entre orações. São eles: que, do que (relacionado
a mais, menos, menor, maior, melhor, pior), qual (relacionado
a tal), como (relacionado a tal, tanto, tão,
assim como, bem como), como se etc.
Suco de laranja é mais saboroso que suco de maçã.
Você foi como uma tempestade em minha vida.
Você foi como uma tempestade em minha vida.
f) CONSECUTIVOS: expressam uma ideia de
consequência. São eles: que (relacionado com tal, tão,
tanto, tamanho), de modo que, de maneira que, de sorte
que, de forma que.
Ele era tão alto, que podia alcançar as estrelas.
g) FINAIS: exprimem a finalidade dos
fatos apresentados na oração principal. São eles: para que, a fim de
que, porque, que etc.
Ela omitiu para que não fosse encontrada.
Expliquei todo o conteúdo a fim de que fossem bem na atividade.
Expliquei todo o conteúdo a fim de que fossem bem na atividade.
h) PROPORCIONAIS: indicam proporção entre os
fatos das orações (principal e subordinada). São eles: à medida que, à
proporção que, ao passo que etc.
Quanto mais conheço as pessoas, mais amo meu cachorro.
Meu carinho cresce à medida que convivemos.
Meu carinho cresce à medida que convivemos.
i) TEMPORAIS: exprimem tempo e
circunstância em relação à oração principal. São eles: quando, apenas,
mal, até que, assim que, antes que, depois que, logo que, tanto que etc.
Mal sentou, já levantou.
Enquanto a professora explicava, Joãozinho fazia piadas.
Enquanto a professora explicava, Joãozinho fazia piadas.
j) INTEGRANTES: a conjunção que é
utilizada para afirmação certa e se é usada para
afirmação incerta.
Percebi que alguém esteve aqui antes de nós.
Não vi se ele já saiu.
Não vi se ele já saiu.
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