segunda-feira, 23 de setembro de 2013

ESQUEMA DE DISSERTAÇÃO II – CAUSA X CONSEQUÊNCIA

ESQUEMA DE DISSERTAÇÃO II – CAUSA X CONSEQUÊNCIA

Outra alternativa para fazer um texto dissertativo é estabelecer uma relação entre causa e consequência, para que assim se possa ir do início ao fim do problema, olhá-lo como um todo e com isso ir construindo uma opinião.
Ex.:
                    TEMA: A Violência nas escolas públicas
                    Causa: O pouco incentivo aos esportes e às artes nas escolas por parte do governo.
                    Consequência: Os jovens passam muito tempo nas ruas, em contato com armas e drogas.


*A partir da causa e da consequência apresentadas, você deverá desenvolver seus argumentos em busca de uma solução possível e coerente para o problema. (elaborar um texto)

Esquema de uma dissertação:
Introdução: No primeiro parágrafo você deverá expor o problema e o caminho a ser seguido no texto para expô-lo ou para defender algum ponto de vista a respeito dele.
Desenvolvimento: Aqui se encontram os argumentos, opiniões, estatísticas, fatos e exemplos. Ao apresentá-los você deve sempre se direcionar para um lado da questão, um ângulo de visão, uma opinião específica. Essa opinião deve ser anteriormente pensada e analisada para que se possa fazer uma boa argumentação ou exposição.
Conclusão: Aqui você deixa claro o objetivo da sua dissertação, expõe o ponto de vista defendido ou a conclusão da sua exposição de forma que se arremate todos os argumentos utilizados durante a construção do texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário