terça-feira, 1 de outubro de 2013

LITERATURA - 3º TRIMESTRE

ARCADISMO NO BRASIL

Também conhecido como setecentismo ou neoclassicismo
No Brasil, o Arcadismo, buscando simplicidade, surge em oposição à expressão intrincada aos excessos do cultismo do Barroco. É estabelecido por um grupo de intelectuais, e a publicação de Obras Poéticas, de Cláudio Manuel da Costa, em 1768, marca seu início. Foi um movimento que permaneceu como tendência literária até 1836, quando se inicia efetivamente o Romantismo.
Além disso, a fundação da “Arcádia Ultramarina”, em Vila Rica (atual Ouro Preto), em Minas Gerais, embora não chegue a se constituir um grupo nos moldes das arcádias europeias, constitui-se a primeira geração literária brasileira.
O nome "arcadismo" é uma referência à Arcádia, região campestre do Peloponeso, na Grécia antiga, tida como ideal de inspiração poética.
O acontecimento político mais importante será a Inconfidência Mineira, tentativa mal-sucedida de libertar a província das Minas Gerais do domínio colonial português. A politização do movimento apresentou-se através dos poetas árcades brasileiros, participantes da Conjuração.
A chamada "Escola Setecentista" desenvolve-se até 1808 com a chegada da Família Real ao Rio de Janeiro, que com suas medidas político-administrativas, permitiu a introdução do pensamento pré-romântico no Brasil.
Entre as características do movimento no Brasil, destacam-se a introdução de paisagens tropicais, como na obra Caramuru, valorização da história colonial, o início do nacionalismo e da luta pela independência e a colocação da colônia como centro das atenções.

PRINCIPAIS AUTORES:
Frei Santa Rita Durão. autor do poema épico Caramuru;
Cláudio Manuel da Costa: conhecido como Glauceste Satúrnio e autor de Obras Poéticas e Villa Rica;
Basílio da Gama, autor do poema épico O Uraguai ;
Tomás Antônio Gonzaga, autor de Marília de Dirceu e Cartas Chilenas.

CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES:
Valorização da vida no campo (bucolismo) fugere urbem(= fuga das cidades)
Defesa do pensamento carpe diem(= viver agora, desfrutar do presente)
Crítica a vida nos centros urbanos
Objetividade e razão
Idealização da natureza e da mulher amada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário