sábado, 2 de maio de 2009

IMPRESSÕES ACERCA DA PARTICIPAÇÃO DA MESA "A VOZ DOS ESTUDANTES" - PODER ESCOLAR 2008

Poder escolar, uma ótima experiência.

Seria apenas mais um dia de aula normal, mas não foi. A diferença foi que assistimos a um documentário, o qual falava sobre a educação nas escolas de outros estados e da vontade dos alunos que têm apenas a escola em suas vidas. Ele me causou um forte impacto e uma grande reflexão, pois aqui nós temos escolas boas e ainda assim achamos “chato” ir à escola e lá, com escolas em situações precárias, vê-se muito mais entusiasmo da parte deles.
Algumas semanas depois, após uma aula de Português com a professora Marion, ela me chamou, e eu achando que seria alguma chamada de atenção ou algum “puxão de orelha” fiquei surpreso e muito contente com o que ouvi. Naquele momento, ela tinha acabado de me convidar a participar do 8º Poder Escolar, foi quando percebi que teria uma oportunidade de me expressar e ter algumas dúvidas esclarecidas. A partir desse dia, começou minha preparação oral e psicológica para o grande dia, pois eu nunca imaginaria que um dia teria coragem de falar perante 1,7 mil pessoas.
No dia do Poder Escolar já acordei com um sentimento diferente, como se fosse um nervosismo misturado com alegria e confiança. Quando cheguei em frente ao imenso Guarani, com um grande movimento, fiquei imaginando como seria e como eu me sentiria quando chamassem pelo meu nome, mas infelizmente não tive essa sensação, pois acidentalmente meu nome e de outros alunos não estavam na lista. Quando foi resolvido o problema rapidamente, por sinal, eu pensei “é agora ou nunca”, então tomei um “gole” de coragem e subi no palco. Em cima do palco e sentado à mesa com um professor e alguns alunos, vi o Guarani inteiro, lotado, com olhos voltados somente para nós. Esse foi um momento que nunca esquecerei, acho que fiquei vermelho de tanta vergonha. Quando começaram as perguntas dos alunos, eu fiquei muito nervoso, e enquanto via os outros alunos se pronunciando, eu imaginava como seria minha vez de falar. Quando ela chegou, fiquei com medo de engasgar, gaguejar, ou que desse algo errado, mas graças a Deus, deu tudo certo. Li minha pergunta no papel trêmulo de tanto nervosismo e, logo após, eu a vi ser respondida claramente. A partir daí, fiquei mais aliviado, pois foi muita conversa de igual para igual, todos expressando sua opinião. No final um abraço e um aperto de mão dos componentes da mesa e um sentimento de compreensão.
Adorei ter participado do 8º Poder Escolar, pois, repito que, me senti compreendido e aliviado, e isso me causou um grande bem, o de ser ouvido.
Agradeço muito pela oportunidade que a professora Marion me concedeu e agradeço a compreensão do professor que estava conosco à mesa.

Gustavo Mazza– 8ª série – 18B
Escola Dr. Joaquim Assumpção

Nenhum comentário:

Postar um comentário